Foi com enorme pesar que Nuno Delgado se despediu da sua tia e presidente da mesa da assembleia da EJND, Helena Lopes da Silva, que faleceu no passado sábado dia 8 de Setembro, aos 69 anos, em Lisboa.
Helena foi a grande impulsionadora do projeto social AC&GB, ao apresentar o projeto à sua companheira Graça Machel, surgindo então o mote impulsionador para a realização do Mandela Day – Maior Aula de Judo do Mundo – com apoio da Fundação Nelson Mandela.
Uma última homenagem realizou-se no Grande Auditório da Faculdade de Medicina de Lisboa, no Hospital de Santa Maria e contou com a presença do Presidente da República Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da República de Cabo Verde Dr. Jorge Carlos Fonseca, e de inúmeras figuras do plano político, social, académico, médico, artístico, familiar e amigos.
Médica cirurgiã, foi também militante de esquerda pela libertação das ex-colónias portuguesas, membro da Liga Comunista Internacionalista (LCI), que deu origem ao Partido Socialista Revolucionário (PSR), cuja lista às eleições europeias encabeçou em 1994. Fez parte dos movimentos pelo Sim à despenalização do aborto nos referendos.
Tal como foi referido por ambos os presidentes, Helena Lopes da Silva, foi sempre uma lutadora e uma mulher de causas.
Em nome da EJND agradecemos as sentidas manifestações de pesar que foram prestadas ao Clube e à Família.