img27

MUHAMMAD ALI

Boxe

Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr. (Louisville, 17 de janeiro de 1942 — Scottsdale, 3 de junho de 2016), foi um pugilista norte-americano, considerado um dos maiores da história, foi eleito “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated em 1999. Filho de um pintor de faixas e cartazes e de uma empregada doméstica começou a treinar boxe com apenas 12 anos de idade. Em 1960, com 18 anos ganhou sua primeira medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Roma. A 15 de fevereiro de 1964, disputou o cinturão dos pesos-pesados, quando conquistou seu primeiro título mundial contra o campeão Sonny Liston. No dia 6 de março desse mesmo ano, “Cassius Clay” anunciou sua conversão à religião islâmica, mudando seu nome para Muhammad Ali, pois segundo seus mentores, Clay é nome de escravo. Nessa época, aliou-se a Malcolm X, grande defensor do nacionalismo negro nos Estados Unidos. Em 1967, após recusar-se a atender à convocatória do exército para lutar na Guerra do Vietname, e por fazer críticas ao envio de tropas militares para a guerra, Muhammad Ali teve sua carreira profissional interrompida ao ser destituído dos seus títulos e banido do boxe por três anos e meio, além de ser condenado a cinco anos de prisão. Em 1970, Ali retornou aos ringues reconquistando o cinturão. Em 1971, em um duelo épico chamado a “Luta do Século”, perdeu para Joe Frazier, depois de 15 rounds, por decisão dos juízes. Em 1974, na revanche contra Joe Frazier saiu vencedor. Nesse mesmo ano enfrentou George Foremann e ganhou por K.O no oitavo assalto. Entre 1975 e 1977 foram dez lutas vitoriosas que lhe garantiram o cinturão. Depois de mais de 60 lutas profissionais, vencendo 56, em sua vitoriosa carreira, Muhammad Ali tornou-se uma lenda. Em 1984, já fora do boxe, revelou que sofria da doença de Parkinson. Realizou diversos trabalhos de caridade pelo mundo. Foi nomeado Mensageiro da Paz pela ONU e condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil dos Estados Unidos. Em 1996, acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta. Ali é autor de diversas frases que entraram para a história, entre elas: “Aquele que não tem coragem de assumir riscos não alcançará nada na vida”. Ali foi convidado de honra e visitou a Aldeia Olímpica de Sydney em 2000, onde Nuno Delgado teve o privilégio de se encontrar com o seu grande ídolo. Inspirado por esse momento, o medalhado olímpico chegou a praticar boxe com o seu colega Pedro Soares ainda no final do percurso de alta competição orientado por uma grande referência Nacional da modalidade Boxe, Kick Boxe e Muay Tai, o Campeão Nuno “Lucky Luck” Neves Mestre responsável pelo Ginásio Dramático de Cascais, onde várias atletas de outras modalidades como Kikas Morais se deslocam para se aperfeiçoar.

img29

HIDEHIKO YOSHIDA

Judo e MMA

Nascido em Obu, 3 de setembro de 1969, foi campeão olímpico de judo nos Jogos de Barcelona em 1992, na mesma categoria que Nuno Delgado, embora nunca se tenham defrontado. Yoshida compete e é Campeão do Mundo, em Birmingahm 1999 na categoria de -90kg, enquando que Nuno Delgado atinge as meias finais. A disputa de bronze foi muito contestada, contra o seu grande rival o Campeão Mundial Coreano Cho in Chu, Nuno Delgado acaba classificado em 5° na categoria de 81kg. Yoshida aposentou-se do judo após a derrota para o brasileiro Carlos Honorato nas meias finais dos jogos olímpicos de Sydney. Na luta mítica, Yoshida ficou com uma fratura exposta do cotovelo com um uchi-mata aplicado pelo brasileiro. No MMA, seu estilo era quase todo baseado no Judo da Kodokan. Yoshida era um dos poucos lutadores a se apresentar para a luta vestindo o judogi, sendo um dos mais famosos adversários da familia Graice (a par do seu compatriota Kazushi Sakuraba conhecido por Gracie Hunter) teve vários confrontos com Royce Gracie um dos principais lutadores do clã dos Gracie, com quem lutou duas vezes. Ao longo dos tempos têm se desenrolado vários confrontos entre Judo e a família Gracie, desde os históricos encontros entre Hélio Gracie e Kimura e os seus discípulos, até mais recentemente com Yoshida e Royce. Na primeira luta (onde socos e pontapés eram inválidos), com ambos trajando judogi, Yoshida saiu vencedor após ter dito ao árbitro que Royce havia desmaiado, ao final da luta Royce Gracie a sua família alegou não ter desmaiado e a luta acabou anulada. Na segunda luta (onde socos e pontapés eram válidos), o Royce entrou sem o kimono e o Yoshida lutou com o kimono. Nas regras só sairia vencedor aquele que finalizasse o adversário. Royce levou grande vantagem na luta, mas ao final foi considerado empate uma vez que não aconteceu uma finalização de nenhum dos lutadores.

img32

TADAHIRO NOMURA

Judo

Tadahiro Nomura nascido a 10 de dezembro de 1974, é judoca japonês da Universidade de Tenri e atleta da categoria mais leve do Judo -60kg. Apesar desta categoria não ter o mediatismo dos super pesados, é talvez das categorias mais técnicas do Judo. Nomura foi o primeiro e único judoca a conquistar três medalhas de ouro consecutivas em Jogos Olímpicos e é invicto em provas olímpicas! Foi campeão mundial em 1997 e terceiro lugar em 2003, também foi 6 vezes campeão nacional japonês. Nomura tem as suas raízes numa família de grandes tradições judocas e um dos seus tios Toyokazu Nomura, foi campeão olímpico em Munique 1972. A gestão da sua carreira foi imaculada e assim, apesar das graves lesões no ombro, joelhos e pés, conseguiu estar sempre na sua melhor forma em todos os Jogos Olímpicos que participou. Um percurso exemplar que deverá servir de referência para todos os jovens desportistas. Detentor de uma técnica inigualável, Nomura é o expoente máximo da mestria da arte suave que os Japoneses denominam de Yawara, imo das técnicas Judocas. Para Nuno Delgado é o melhor é mais completo Judoca que viu treinar e combater em todo o planeta.

img28

ROYCE GRACIE – GRACIE

Ju-Jitsu e MMA

Royce Gracie (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1966) é um profissional de artes marciais brasileiro e praticante de jiu-jitsu. É filho do grão-mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-jitsu brasileiro e MMA (Mixed Martials Arts) mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie, Rorion Gracie e outros.
Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 6º grau, foi um pineiro dentro do vale-tudo mundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Bellator, Pride e K-1 MMA, com diversas lutas míticas com uma grande lenda do Judo o Japonês Hidehiko Yoshida.
Royce foi junto com seu irmão Rickson Gracie, os maiores divulgadores do MMA no mundo, no início deste desporto (nos anos 90), Rickson fez sua parte no Japão diante da recusa de Rorion para que Rickson lutasse o UFC e Royce nos E.U.A, depois do sucesso dos dois irmãos, o vale-tudo foi ficando cada vez mais popular e profissionalizou-se, transformou-se em MMA e está em constante crescimento, sem contar que graças aos dois irmãos, é que o Jiu-Jitsu Brasileiro se tornou um pré-requisito fundamental para qualquer atleta de MMA.
Nuno Delgado conheceu Royce num seminário em Lisboa curiosamente no local onde hoje é o Dojo Nuno Delgado, desde então já teve outras oportunidades de contato em outros seminários desenvolvidos por um antigo professor da EJND e amigo de longa data o professor referencia do Ju-Jitsu Brasileiro Hélio Perdigão aluno direto de Royce Gracie e cinto negro 2 Dan, com quem Nuno Delgado e o seus atletas treina frequentemente, desde de então. Recentemente, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Nuno Delgado teve a oportunidade de treinar na mítica Academia dos Gracie em Hamaita onde o Mestre Hélio desenvolveu grande parte da sua atividade.
O Judo e Ju jitsu Brasileiro são duas raízes do mesmo tronco que completa o treino de um bom atleta.

img30

RONDA ROSEY

Judo e MMA

Ronda Jean Rousey (Santa Mônica, 1 de fevereiro de 1987) é uma ex-judoca e lutadora de artes marciais mistas (MMA) estadunidense. É ex-campeã mundial do UFC e do extinto Strikeforce. Foi a última campeã peso-galo do Strikeforce e a primeira detentora do Cinturão Peso Galo Feminino do UFC, perdendo seu título para Holly Holm.
Ela foi a primeira atleta a conquistar uma medalha olímpica feminina no Judo para os Estados Unidos, um bronze, em Pequim 2008, depois de ser campeã panamericana na Rio 2007 e vice-campeã mundial também no Rio de Janeiro em 2007.
Ronda nasceu no Condado de Riverside, no estado da Califórnia. Ela é filha de Ron Rousey e da ex-judoca AnnMaria De Mars. Sua mãe teve uma carreira vitoriosa no judo, sendo a primeira americana a vencer um campeonato mundial da modalidade, em 1984
Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas com apenas 17 anos, onde Nuno Delgado foi Porta Estandarte da Missão Olimpica Portuguesa.
Hoje em dia é maior referência do MMA feminino e uma grande estrela nos estado unidos, teve já presença na saga blockbuster de Hollywod “ Velociade Perigosa” onde é protagonista numa mítica cena de combate.
Ronda foi atleta do Mestre Jimmy Pedro, colega de equipa de Nuno Delgado no TSV Abensberg onde em 2000 foram Campeões Europeus. Jimmy Pedro é hoje em dia um dos mais reconhecidos treinadores de Judo do Mundo vários campeões e medalhados do Mundo e Olímpicos.

Teddy Riner

TEDDY RINNER

Judo

A categoria dos Super Pesados + 100kg foi historicamente a mais emblemática e o título mais cobiçado.
Desde de os tempos de Masahiko Kimura, o primeiro grande Super pesado da história do Judo que inclusivamente 1949 no Brasil, venceu Hélio Gracie num combate sob regras Gracie (até à submissão), que esta categoria enche o olho da comunidade Judoca.
Seguiram-se outras grandes referências como Anton Gessink primeiro campeão mundial Super pesado que venceu a hegemonia Japonesa, conquistado consecutivamente o título Mundial em 1961 e 1965 e ainda arrecadando o título Olímpico em Tokio 1964.
Segue Yasuhiro Yamashita considerado o melhor Super pesado de sempre até o aparecimento de Teddy, foi Campeão Olímpico em Los Angeles e 5 vezes campeão do Mundo, tendo o melhor recorde de vitórias consecutivas no All Japan Campeoanto absoluto do Japão. Ele é ainda hoje uma grande referência da Modalidade mesmo depois do seu percurso desportivo.
David Douillet, compatriota de Teddy é a lenda que se segue, foi bicampeão Olímpico em Atlanta e Sydney, depois de já ter arrecadado o bronze em Barcelona, juntado a 5 títulos Mundiais. Desde então é a França que tem a hegemonia dos Super Pesados no Mundo do Judo.
Teddy Riner (Les Abymes, 7 de abril de 1989) é um judoca francês de referência Mundial. Conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, além do bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na categoria mais de 100 kg.
Conquistou no Campeonato Mundial de Judo de 2015 o seu oitavo título mundial, algo inédito nesta competição, Também foi o judoca mais jovem a ganhar um título mundial com 18 anos.
Até agosto de 2016, Teddy Riner havia perdido somente 8 lutas: Em 2006, ele perdeu para Brayson e depois para Toelzer; em 2007, para Bianchessi e depois para Rybak; em 2008, para Muneta e depois para Vuijsters. Nos Jogos Olímpicos de 2008, veio sua 7a derrota. Ele perdeu na semi-final do torneio olímpico para o uzbeque Abdullo Tangriev, e no dia 13 Setembro de 2010 aconteceu sua última derrota. No campeonato mundial disputado em Tokyo, ele perdeu na categoria de “peso aberto” para o japonês Daiki Kamikawa. Desde então, ele emplacou, até 23 de abril de 2016, 110 vitórias seguidas.
Teddy conquistou ouro nas Olimpíadas do Rio 2016 após bater o japonês Hisayoshi Harasawa na final por 1 shido de diferença. Várias foram as vezes que treinaram juntos a nível internacional, contudo devido à diferença de categoria de peso Nuno Delgado e Teddy Rinner nunca disputaram um combate, nem treinaram juntos, cabe a atletas mais pesados com Pedro Soares e o seu discípulo Jorge Fonseca (apesar de serem uma categoria inferior ao Super Pesado) esses confrontos. Em 2012 quando Rinner venceu o European Open de Lisboa, em véspera dos Jogos de Londres, teve a oportunidade de conhecer o projeto social Achieve Collet & Give Back galardoado pela União Europeia de Judo e usou simbolicamente a t-shirt do projeto. Teddy é um grande embaixador da modalidade e desenvolve diversas ações de promoção da modalidade com os mais novos por todo o Mundo.