Sendo o desporto uma forma privilegiada de comunicação de diferentes países, diferentes sociedades, diferentes culturas e até mesmo de diferentes estratos sociais, concordamos rapidamente que o seu desenvolvimento constitui um elemento chave para alcançar a igualdade de oportunidades. A tomada de consciência deste facto induziu à criação, por parte dos Estados, de políticas legislativas e orientadoras, à plena participação dos indivíduos com deficiência no âmbito desportivo.
Em 1986, durante a realização da 5ª conferência de Dublin, os ministros europeus definiram uma resolução intitulada “Carta europeia de Desporto para Todos: os indivíduos deficientes”. Essa carta, ao estipular que todos os indivíduos têm o direito à prática desportiva, poderá estar na base do aparecimento, a nível nacional, de uma legislação desportiva que inclua na sua prática pessoas com deficiência, de como é exemplo a Lei de Bases do Sistema Desportivo (Lei nº1/90 de 13 de Janeiro).
Neste momento, a modalidade de Judo começa agora a dar os primeiros passos no sentido de integrar estes indivíduos mas ainda há muito a fazer. Neste sentido o nosso projeto consiste em criar condições para que os indivíduos portadores de deficiência beneficiem de uma modalidade desportiva que, para além de lazer, os possa ajudar a adquirir capacidades que lhes facilitem o dia-a-dia e que tem dado largos passos.
A Escola de Judo já tem ao seu encargo diversos alunos com deficiências, que treinam em 2 tipos de formato: em instituições com turmas próprias ou em formato de inclusão, onde as crianças e jovens são incluídos em turmas com alunos sem deficiência. Neste momento possuímos turmas inclusivas em diversas zonas do país, com profissionais que possuem experiência para trabalhar e ensinar Judo Adaptado a quem nos procure.
Temos também parcerias com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e o Externato Grão Vasco, nas quais existem turmas próprias em horários adequados e especialmente pensados.
A EJND tem também uma parceria com a Associação Distrital de Judo de Setúbal, onde participa em eventos organizados por eles, com todos os alunos portadores de deficiência, sejam eles eventos de convívio ou em formato de competição, onde já tivemos medalhados em destaque.

img66
img67

Como ajudar

Pode patrocinar/apoiar um atleta com uma bolsa individual especial para jovens e crianças com necessidades de ensino especiais. A EJND conta já com 19 atletas incluídos neste programa.

Uma Bolsa individual especial tem o custo de 420€ por ano letivo.

Ajude-nos a ajudar a Formar Campeões para a Vida!

Por favor, preencha o formulário para mais informações.