|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > ESCOLA > MENSAGEM DO PRESIDENTE
 
Nuno Delgado


O Judo, para surpresa de muitos, não é um sistema de luta, mas sim um sistema educativo que tem como finalidade formar pessoas de bom carácter, utilizando técnicas de combate como forma de aprendizagem para a grande luta da vida. A minha especialização no Judo levou-me a conhecer melhor a obra de Sensei Jigoro Kano, Fundador da modalidade. A palavra Ju Do significa "o caminho de saber ceder", uma filosofia que nos permite compreender, de forma clara, a doutrina de vida que está por detrás deste Desporto Olímpico. 

Ao longo do meu percurso pessoal, tenho efectuado um balanço das minhas vivências e tentado identificar o meu conceito de educação e eventuais lacunas no nosso processo educativo.Com base nas conclusões a que cheguei em 2005, criei a Escola de Judo Nuno Delgado (EJND) que utiliza o Judo como instrumento de formação pessoal, física e mental. O nosso Lema de formar campeões… para a vida assenta em 3 pilares fundamentais: Superação, Auto Conhecimento e Solidariedade. Pessoalmente tenho esta perspectiva de vida onde encaro todo o ser humano como um atleta de alta competição, um potencial campeão para a vida. 

Não será a filosofia “Formar campeões para a vida” o fim máximo do nosso processo educativo? Ou seja, munir os educandos com armas validas para singrar na difícil luta que é a vida? Armas como a auto confiança, empreendorismo e capacidade de superação... o auto conhecimento, capacidade de estabelecer objectivos e de ultrapassar o fracasso controlado...o civismo, consciência solidária para como o próximo e o ambiente e o culto dos valores morais...
 
Particularmente, acredito que sim! Faz todo o sentido, admitindo, contudo, que não é esta a realidade do nosso processo educativo. Eu analiso esse processo muito centrado no peso da Escola e da Educação curricular em detrimento da formação pessoal e das noções fundamentais para vida, que dependem de um conjunto mais vasto de agentes de formação, família, amigos, pessoal não docente. Por outro lado condicionamos o espaço da Motricidade e das relações sociais no processo educativo. Esta área fundamental para o desenvolvimento pleno do indivíduo é potenciada pelo papel das disciplinas de cariz não académico – Musica, o teatro, dança, artes plásticas e desporto, que por sua vez são os pilares da motricidade e também pelo tempo livre de interacção como o meio e os nossos pares.
O nosso processo educativo não consegue valorizar eficazmente o aporte que estas disciplinas podem trazer para a formação do individuo.
Desta forma a EJND apresenta-se como uma resposta valida para Formar Campeões para a Vida.

“O desporto é uma escola da vida e o judo uma escola para o Homem.”


Com base nesta realidade, a EJND é uma Escola com um modelo difuso, funcionando em rede, que se desenvolve através de protocolos de parceria para a instalação de centros de formação, integração e aperfeiçoamento, com estabelecimentos de ensino e associações de diversa natureza – Escolas ou Colégios, Autarquias, Associações de Pais, ATL’s, e Health Club´s. Invertendo a tradicional lógica do clube convencional, a EJND leva o Judo ao encontro dos alunos e promove a expansão da modalidade, apresentando-se de forma adaptada às capacidades e objectivos individuais de cada um. Baseada num método e programa pedagógico criado por mim e inspirado em influências de conceituados Mestres com quem tive a oportunidade de trabalhar por todo o Mundo, a EJND acompanha o aluno ao longo do seu percurso de desenvolvimento e representa uma realidade única na actualidade!

Quero terminar, felicitando todos os encarregados de educação que tiveram a iniciativa de se tornarem nossos parceiros neste processo fundamental para os nossos alunos e agradecer a todos aqueles que tornaram este sonho concretizável.

Formar Campeões … para a vida!

Saudações Desportivas  

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: