|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > JUDO > GRADUAÇÃO
 
Graduação

A formação, a especialização e o aperfeiçoamento são a chave do progresso no Judo e na Vida. A Graduação é uma referência de nível que incentiva a aprender sempre mais e motiva a alcançar o sucesso na modalidade, que também se repercute na vida. Para uns é sinal de evolução da mestria que ambicionam, para outros são simples passos normais de quem progride na busca do conhecimento. 
Uma graduação acarreta responsabilidades
especiais. A responsabilidade de dar o exemplo, de aprender sempre mais, de reconhecer a diferença, de mostrar qualidades e de manter uma postura de crescimento contínuo, físico epsíquico, no tapete e fora dele. 
 

Graduação - Sistema Português

* Entre todas as graduações existe um cinto intermédio com a cor dos dois cintos que o antecedem e procedem até ao cinto castanho (exemplo Branco – Amarelo) 
 

1.º Cinto Branco (6º Kyu)             

2.º Cinto Amarelo (5º Kyu)                                                                                              

3.º Cinto Laranja (4º Kyu)                                                                                               

4.º Cinto Verde (3º Kyu)                                                                                                 

5.º Cinto Azul (2º Kyu)                                                                                                    


6.º Cinto Castanho (1º Kyu)                                                                                            

7.º Cinto Preto                                                                                                                  
 
 

* Existem ainda os seguintes patamares de evolução, que permitem, para além do preto, usar um cinto mais cerimonial e que, normalmente, não são usados nem em treino de Randori e são proibidos em competição:

Cinto Vermelho e Branco - (6º Rokudan - 7º Shichidan - 8º Hachidan)                          

Cinto Vermelho - Kyodan e Judan (Jodan) - 9º e 10º DAN                                             
 


Em síntese, o Cinto/ Graduação simboliza o ciclo de aprendizagem de um aluno nas diferentes etapas de sua vida desportiva e cada cor tem sua própria energia, vibração e simbologia.  


Simbologia das cores dos cintos 
 
CINTO BRANCO – Ro kyu– 6 KYU
O Branco é a cor da pureza. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto. Este cinto simboliza a busca pelo conhecimento e evolução das cores através da humildade, sinceridade e clarificação dos pensamentos. 

CINTO AMARELO – Go kyu – 5º KYU
Simboliza o sol, a iluminação da descoberta e evolução do conhecimento. Esta cor significa alegria, vida, calor, força, glória, representando para o aluno esperança, vivacidade e leveza. A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a sua sabedoria e criatividade. O Amarelo simboliza: criatividade, as ideias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento.

CINTO LARANJA – Yon Kyu -4º Kyu
A cor laranja transmite ao judoca a procura pelo sucesso no treino diário: agilidade, adaptabilidade, estimulação, atracção, plenitude, encorajamento, estimulação, robustez, gentileza, cordialidade e tolerância. Esta é a cor da comunicação, do calor afectivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. É uma cor que estimula o optimismo, generosidade e entusiasmo, mostrando ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, tem um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.


CINTO VERDE – San Kyu -3º Kyu
 O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa de todas. A cor Verde, que nos chega depois das cores quentes iniciais, simboliza harmonia e o equilíbrio, representando quase um oásis depois de se atravessar um árduo deserto, não perdendo, naturalmente, a consciência do longo caminho ainda a percorrer e desafios a vencer. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. Significa uma vida nova, a energia, o crescimento e a saúde.  

CINTO AZUL – Ro Kyu – 6º KYU
Significa o Céu, o crescimento e o progresso.

CINTO Castanho– Ichi Kyu -1º Kyu
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Para criar esta cor, é necessário misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a auto-crítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está a completar o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental. Uma pessoa que gosta de se vestir com castanho, simbolicamente significa uma pessoa extremamente dedicada e comprometida com o trabalho, a família e os amigos. A cor castanho gera organização, especialmente nas responsabilidades do quotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e directa. Representa sensatez.  

CINTO PRETO  – (1º Shodan,2º Nidan, 3º Sandan, 4º Yodan, 5º Godan)
É a junção de todas as cores. O corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta representa humildade, auto-controle, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade.  


Cinto Vermelho - Kyodan e Judan (Jodan) – 9º e 10º DAN
A cor vermelha sugere motivação, actividade e vontade. É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos, é a cor mais quente, activa e estimulante. Este cinto, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca, é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são os seus traços típicos. Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima.  

 

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: