|
|
|
|
|
|
                             
 
 
 
 
 
 
 
 
HOME > JUDO > REGRAS
 
Regras

A prática da modalidade de Judo exige respeito, cortesia e amabilidade, sendo a saudação o expoente máximo destas virtudes sociais. No tapete, o respeito e cortesia pelo oponente distingue os grandes vencedores.
A respectiva modalidade rege-se por regras de pontuação e penalização, com um conjunto vasto de técnicas e infracções associadas.
Dois judocas, um com Judogi azul e outro com Judogi branco, enfrentam-se durante cinco minutos no tapete.
A luta pode ser encerrada a qualquer momento caso um dos atletas consiga um Ippon ( 10 pontos)golpe perfeito deixando o adversário com as costas no tapete, imobilização por 20 segundos ou uma tecnica de submissão( luxação ao cotovelo ou estrangulamento sanguíneo ao pescoço) que obrigue o adversário a desistir. Caso contrário será vencedor aquele que tiver a maior soma de pontos nos golpes bem sucedidos.
Depois do ippon, o melhor golpe é o Wazary ( 7 pontos),no qual o adversário cai de costas, rebolando e sem um controle perfeito ou a imobilização do adversário durante de 15 a 19 segundos. Abaixo está o Yuko ( 5 pontos), queda lateral do adversário no tapete ou imobilização de 10 a 14 segundos. Os judocas podem ser penalizados por falta de combatividade e/ou outro tipo de penalizações, sempre de acordo com o critério dos juízes (três - um central e dois de mesa), com punições que se dividem em 2 grupos:

infrações leves: Shido,
infrações graves: Hansoku-make (direto)

O Juíz deverá aplicar as penalidades de Shido ou de Hansoku-make em função da gravidade da infracção. Durante o combate se um atleta for punido com 3 Shidos o quarto será Hansoku-make (3 advertências e depois desclassificação). Os Shidos não valem ponto para o adversário, somente a pontuação técnica dá pontos no placar, existe ainda a desqualificação directa por uma atitude anti-desportiva Hansoku make. No final do combate se a pontuação for igual no placar, o competidor com menos Shidos ganha.
No fim do combate caso os atletas estiverem  empatados (tanto em pontos como em infrações) a vitória é definida por ponto de ouro, ou seja, o marcador é colocado a zeros e o primeiro judoca a conseguir uma vantagem ou penalização a seu favor, vence. 
  
 
 
  

 
 
 
;
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de Judo Nuno Delgado © 2010 - Desenvolvido por Ergostek - Design e Gestão de Conteúdos Inédia
|
 
 
|
|
Parceiros: